A Arte de Escrever Bem

Para aqueles que estão interessados em se tornarem roteiristas, um excelente material de referência para aperfeiçoar seus trabalhos é o livro “A arte de escrever bem – um guia para jornalistas e profissionais do texto” de Dad Squarisi e Arlete Salvador, publicado pela Editora Contexto. Com uma linguagem simples e pouco mais de cem páginas, a obra explica como se pode produzir um texto, jornalístico ou não, com qualidade e conteúdo objetivo. É indicado tanto para jovens iniciantes como para escritores mais experientes.

Abaixo um pequeno trecho do capítulo “A garimpagem do óbvio – A arte de pensar”:

“A receita para escrever texto jornalístico funciona bem porque ensina a pensar. Quem já passou horas diante de uma tela em branco do computador em dúvida sobre por onde começar sabe o que é angústia… Tanta dor tem uma causa. O texto passa a existir muito antes de tomar corpo na tela. Nasce, primeiro, na cabeça do autor. A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática. Sem esse exercício, não há como encher a tenebrosa tela branca.
Assim, gaste tempo pensando sobre o que você quer escrever e, só depois, com um roteiro à mão, sente-se à frente do traumatizante computador. Ele se transformará naquilo que é – valioso instrumento de trabalho. A fonte de onde brotarão idéias, frases inteligentes e conceitos consistentes está no cérebro. A máquina não substitui o maior e mais fascinante talento do homem, a capacidade de pensar. Graças a Deus.”


Esta entrada foi publicada em Dicas de Produção de Mangá. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a A Arte de Escrever Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *