1945 – Keiko Ichiguchi

Inspirado na história real dos irmãos Sophie e Hans Scholl, que lutaram contra o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, este oneshot conta a vida de Ellen e seu irmão Max nesse conturbado período da história da Alemanha.
A suavidade do traço de Keiko Ichiguchi, com seu estilo que foi bem peculiar nos anos noventa, pode não ser do gosto de todos, mas o cuidado com a reconstituição histórica e a similaridade com as personagens reais, nos quais foram inspirados, é muito bem feita. Os questionamentos das personagens são bons o suficiente para conduzir a trama da história e passar, àqueles que nunca tiveram contato com esses acontecimentos históricos, uma idéia do que acontecia na cabeça dos alemães do ponto de vista “do outro lado da guerra”.
Por se tratar de um volume único, não encontraremos um aprofundamento maior da história, mas vale a pena, não apenas como leitura introdutória desse tipo de tema para as pessoas, mas também como exemplo de que mesmo em um oneshot pode-se contar histórias importantes e… verdadeiras.


Esta entrada foi publicada em Análise Técnica. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *