Samurai Executor (Kubikiri Asaemon) – Kazuo Koike & Goseki Kojima

Nesta série, a dupla Koike e Kojima – criadores de Lobo Solitário e Yuki, entres outros títulos – contam diversos episódios da vida de Yoshitsugu Asaemon Yamada III, um dos executores da prisão de Edo, cuja família serviu nessa função por diversas gerações.
O traço é característico das obras posteriores executadas por eles, seguindo, de modo impecável, o conteúdo histórico deste trabalho e dando o tom sério do mesmo. O desenho tem forte estilo classicista e a arte-final possui uma grande utilização de pincel.
Além de usar o recurso de uma personagem histórica, Samurai Executor conta com uma boa pesquisa e uma ambientação bem feita (embora possam se encontrar alguns escorregões nas vestimentas). A narrativa mostra com muito equilíbrio a concepção budista de “transitoriedade das coisas e da vida” numa linguagem bem compreensível e, ao mesmo tempo, zen.
De qualquer forma, é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam aventurar-se no gênero histórico/Japão Feudal e, assim, poder avaliar o tanto que é necessário se pesquisar para produzir um texto que reúna conteúdo e bom entretenimento.


Esta entrada foi publicada em Diário de Bordo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *